by LV Engine
Camané 2008
Camané
Carta Branca a Camané - CCB - 15 e 16 de Junho
12.06.2009

Carta Branca a Camané - CCB - 15 e 16 de Junho

 CAMANÉ

“Carta Branca a Camané”

15 e 16 de Junho - CCB

 

Camané e a Orquestra Metropolitana de Lisboa

Convidado: Mário Laginha

 

A convite do CCB sob o mote “Carta Aberta”, Camané e a Orquestra Metropolitana de Lisboa na pessoa do maestro Cesário Costa foram desafiados para conceberem uma apresentação de características únicas – uma proposta artística que conjugasse o risco com a qualidade. E estes concertos serão isso mesmo, duas noites afoitas no cruzamento de linguagens tendo como ponto de partida o fado mas também um momento de junção de entidades de relevância artística nas suas áreas: Camané, intérprete de rara excepção e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

 

Na sequência do convite, era clara a necessidade de encontrar uma figura que contribuísse para a união dos universos musicais de Camané e da Orquestra e o nome foi imediato: Mário Laginha, pianista e compositor de referência que tem, desde há muito, tomado ”em mãos alguns desses riscos” e no decurso dos mesmos, por variadíssimas vezes se cruzou com Camané e com o maestro Cesário Costa. Um elemento de peso essencial para complementar este conceito, alguém que com o seu talento e sensibilidade fizesse a ponte entre a austeridade instrumental do fado e riqueza timbrica da orquestra.

 

Será sempre uma noite de fado, uma noite em que a voz e o estilo de Camané acompanhado pelos seus músicos José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Paulo Paz (contrabaixo) não deixarão dúvidas quanto às suas origens e percurso. Num momento em que apresenta o seu último álbum “Sempre de Mim”, este espectáculo não deixará de percorrer a sua obra. Temas como “Sei de um rio”, “Lembra-te sempre de mim”, “Te Juro”, ou alguns mais antigos como “Mais um fado no fado” ou “Senhora do Livramento” serão escutados nestas noites.

 

A não perder!

 

Ficha artística:

Músicos: Mário Laginha (piano); José Manuel Neto (guitarra portuguesa); Carlos Manuel Proença (viola) e Paulo Paz (contrabaixo).

 

Voltar